terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vencedor do logotipo: Daniele Lima, 1ºA, 17 votos


2º lugar : Graziele da Fé 07 votos , 1ºA


3º Lugar:Jayne Vieira, 7a. Série D = 03 votos


Votação do Logotipo III-Finalização da Votação




Encerrada a votação para escolha do Logotipo do Blog.
Nesta terça-feira os professores que não votaram ontem finalizaram a escolha.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Votação do Logotipo II


Esta fase compreendia a votação dos melhores trabalhos escolhidos pelos professores de Arte os quais tiveram importância fundamental neste pequeno projeto realizado por este Blog e seus integrantes.

Votação para escolha do Logotipo do Jornal

Hoje na escola Ernestina aconteceu a votação para escolha do logotipo do Jornal Jovens Ação. Tudo transcorreu de forma muito organizada, tudo realizado exclusivamente pelos alunos componentes do jornal/blog. A escola deu plena assistência para a organização. Funcionários e professores participaram animadamente da votação.


Em breve teremos o resultado.

domingo, 23 de novembro de 2008

Resultado Concurso Logotipo do Jornal

Sai nesta semana o resultado do Concurso para escolha
do Logotipo do Blog.

Aguardem!!!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Grande Excursão a Intervales-Ribeirão Branco










Intervales é uma reserva ecológica estadual que se localiza na cidade de Ribeirão Branco. Essa reserva é linda e contém muito verde, animais, inclusive rios, cachoeiras e cavernas, transformando um passeio numa grande aventura.
Foi para esse paraíso que professores e alunos da Escola Ernestina do período da manhã e tarde foram no dia 11 de novembro de 2008.

Todos curtiram demais o passeio e a experiência de um contato direto com uma natureza intensa e cheia de vida.

Todos aproveitaram ao máximo essa viagem que tão logo não será esquecida.

Excursão Intervales- Entrevista





"Eu achei muito legal. Eu esperava melhor, mas estava super legal."

Gabriel Antonio, 5aE


"Estava muito extrovertido. Atendeu minhas expectativas porque aprendemos coisas diferentes. E aprender sempre mais é objetivo de todo aluno."

Bianca, 5aD

Excursão Intervales Entrevistas



"muito diferente e interessante porque é algo que nos faz sentirmos mais perto da Natureza. Não esperava que fosse tão bonito assim. Não é toda hora que se tem um contato assim com o meio ambiente."
Paulo Lopes Rodrigues, 1ºA (foto)

"Gostei da Caverna e da Cachoeira. Foi ótimo, pois é tudo diferente de nosso dia a dia."
Joyce Francieli Nunes, 7aD

"Eu achei interessante, por isso a escola deveria fazer com mais frequência. Estava sem expectativa, mas gostei muito. Se tivessemos esse contato seria muito bom para nossa saúde. Aí está a importância de se preservar a natureza."
Camila O Albuquerque, 2ºA

sábado, 1 de novembro de 2008

O Ataque das Pombas!!!!!!!!!!!

No filme "Os pássaros", de Alfred Hitchcock as aves vão chegando uma a uma, de forma inocente, as pessoas observam e aos poucos a vida de todos vira um inferno.

Esse roteiro de suspense parece querer se repetir em nossa escola.


As pombas se proliferam rapidamente na escola Ernestina Loureiro Miranda, podendo trazer com ela graves doenças ameaçando a saúde dos alunos.
Esse problema incomoda e traz riscos aos alunos atrapalhando no desenvolvimento das
aulas.

Será que esse problema tem solução??????
Não se pode sair exterminando as aves, fere a Lei Ambiental...

Essa é uma pergunta que ainda não sabemos se teremos uma resposta, mas o blog procurou alguns alunos para saber suas opiniões. Seguem abaixo as entrevistas.


1)Qual é a sua opinião sobre esse problema?
2)Você acha que há uma solução para esse problema?Qual?
3)O que você acha dessas simples aves se tornarem pragas?


os alunos falam...











A HISTÓRIA DO HALLOWEEN

(imagem) Um cartão comemorativo do Halloween. A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcadas diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão" na língua celta). A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:

Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada
Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam início ao ano novo celta. A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para nós seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. A festa era celebrava com ritos presididos pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.

Origem Cristã

Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar “Todos os Mártires”. Três séculos mais tarde o
Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (panteão) num templo cristão e o dedicou a “Todos os Santos”, a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III(† 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”.